domingo, 12 de dezembro de 2010

ANIMACAO


Desde outubro de 2010, eu, Cesar Mauricio e Arthur B. Senra estamos ministrando a oficina de animacao para jovens de 13 a 16 anos, estudantes da rede pública de ensino no bairro Serra em Belo Horizonte, atraves do Fundo da Infancia e Adolescencia. A oficina acontece na sede da ong Favela eh isso ai tambem no bairro Serra, duas vezes por semana.

A oficina teve a sua parte teorica onde os jovens conheceram a historia da Animacao e os principais nomes e filmes a nivel mundial que influenciaram e enriqueceram esse genero cinematografico.

Como fazer os jovens gostarem de animacao e ao mesmo tempo nao acharem o trabalho pesado e arduo? Primeiro respeitando as limitacoes e possibilitando um ambiente de aprendizagem harmonioso e que respeite os gostos dos alunos. Um ambiente sem hierarquia, onde todos contribuem para um mesmo objetivo, no caso, a realizacao de um videoclipe para o cantor belorizontino MC Fael.

Como a oficina nao tem um estrutura rigida como de uma escola convencional, os jovens que se inscreveram para a oficina estao dispostos a aprender 'o fazer' da animacao, o que motiva ainda mais a continuacao dos trabalhos.

Muitos dos jovens tem um desenho expressivo e gostam de desenhar, condicao imprecindivel para quem quer se dedicar ao oficio do cinema de animacao. Varias tecnicas foram passadas: stop motion, pixalation, rotoscopia e o desenho sobre papel fazem parte do programa. O videoclipe esta previsto para ficar pronto em janeiro de 2011.

Savio Leite